Prototipo da Intervenção

Fizemos o nosso prototipo neste feriado. Composto de um mecanismo relativamente simples para ativação.

Materiais:
- EVA
- Fita isolante
- Motor DC 5,9v (motor de leitor de dvd)
- Fios (tamanhos diversos)
- Pilha 1,2v
- Espuma
- Aluminio  

      Fizemos um circuito acionado por um sensor de pressão, ou seja quando uma pessoa pisar no nosso tapete o circuito sera fechado, ligando assim o motor dos ponteiros do relogio.


  

Fotos da MAQUETE



A seguir postarei as fotos da maquete do local onde sera a intervenção do nosso grupo.


Intervenção - Ideias e Impirações

1ª Ideia:

Montar um tapete interativo que mexesse com o imaginario dos pedestres, tento por base a aplicação de op arte


Inspiração:
Op arte (fonte: google)
2ª Ideia:

Utilizar um jogo de espelhos para formar imagens distorcidas do local e assim passar novas sensações nos pedestres.


Inspiração:
Instalação Dos Gêmeos, "Vertigem"


3ª Ideia:

Remeter a pressa e a velocidade, fazendo uma critica de como o tempo é apenas algo representativo e não algo que deveria dominar nossas vidas. (ideia em desenvolvimento)

Inspiração: (A Persistência da Memória, de Salvador Dali)





Obra de Inhotim Escolhida Pelo Grupo

DESVIO PARA O VERMELHO, de Cildo Meireles

Cildo meireles apresenta uma arte comprometida politicamente, com isso se firma como artista comteporaneo.
Desvio para o Vermelho é uma de suas obras mais conhecidas e esta disponivel de forma permanente em uma das diversas galerias de Inhotim- Brumadinho.
Ela é composta de 3 etapas, impregnação-entorno-desvio, respectivamente e é uma obra repleta de simbolismos e metaforas. O mais importante nesta obra são os impactos sensoriais e psicologicas do espectador.

Impregnação










Entorno
















Desvio

INHOTIM - Peça escolhida individualmente

A artista que eu escolhi foi Janet Cardiff autora da obra "The Forty Part Motet".
Uma obra impressinante que emociona a grande parte do publico. 

Materiais: 40 alto-falantes montados em suportes, colocadas em uma forma oval, amplificadores, computador de reprodução
Duração: 14 min. loop com 11 min. de música e 3 min. de intervalo 

"Janet Cardiff e seu marido George Bures Miller (Brussels, Canadá, 1957; Vegreville, Canadá, 1960; ambos vivem em Berlim, Alemanha e Grindrod, Canadá) têm colaborado em um grande número de projetos desde a década de 90. Em 2001, apresentaram “The Paradise Institute” no Pavilhão canadense da 49° Bienal de Veneza. Em 1990, Janet Cardiff apresentou “Drogan’s Nightmare” (1998) na XXIV Bienal de São Paulo. Desde 2004, “Forty Part Motet” (2001), de Cardiff, é exibida na Galeria Praça do Inhotim." (inhotim)















Janet Cardiff e George Bures Miller











Janet Cardiff, Forty Part Motet   (inhotim)










PERFORMACE II

Para esta performace tomamos de inspiração uma formação de defesa romana chamada formação tartaruga ou testudo.
A seguir um video ilustrando tal formação:


 

A a velocidade e o tempo cronometrado da performace foram cruciais para o sucesso desta proposta.
o video a seguir mostra o resultado do nosso trabalho, que foi realizado na av. Afonso Pena em BH - MG




FOTO
 


Trabalho do Grupo - ED. Niemeyer


Ola a todos,
conforme pedido estou atualizando o meu blog com alguns projetos que ja deveriam estar postados...
O trabalho do Ed. Niemeyer, foi um projeto muito cansativo de ser feito, pois era necessario um certo dominio para a manipulação das cenas no SketchUp.

 

Entretando não posso negar que o resultado final ficou muito intereçante. Aproveitem.



Stitcher Grupo


ei

QTVR



Acabei por modificar um pouco meu projeto inicial...
ainda não estou satisfeita... mas como eu não tive nenhuma super inspiração para faze-lo acabei opitando por postar este..

Programas utilizados:
- Stitcher
- Pano2VR
- Photoshop CS5

Design de interação - MIT Media Lab

"O MIT Media Lab aplica uma abordagem de pesquisa pouco ortodoxa a de prever o impacto das tecnologias emergentes na vida cotidiana , as tecnologias que prometem transformar radicalmente nossas noções mais básicas das capacidades humanas... Realizando mais de 350 projetos que vão desde neuroengenharia , à forma como as crianças aprendem , para o desenvolvimento do carro de cidade do futuro. Os pesquisadores do laboratório promovem uma cultura única de aprender fazendo, e desenvolvem tecnologias que capacitam pessoas de todas as idades, de todas as esferas da vida, em todas as sociedades , projetando e inventando novas possibilidades para si e para suas comunidades." (MIT)

O Media Fluid

Este grupo me chamou muito a minha atenção, pois com percepções simples eles conseguiram criar diversos dispositivos que  interagem de forma inteligente e intuitiva com as pessoas. Com isso é possivel uma melhor aprendizagem dos usuarios.

Um exemplo dos seus trabalhos é a Interplay uma plataforma feita para ambientes publicos que visa uma melhor interação entre as pessoas que ali passam.
O video abaixo é apenas uma esboço do projeto real:


Interplay: Particle demo from Fluid Interfaces on Vimeo.

Outro projeto que eu adorei foi o SixthSense, é um projeto incrivel que visa uma melhor interação com o mundo digital. Eu sei que talvez esse não seja um projeto que possamos utilizar eventualmente na nossa pesquisa, mas decidi que talvez assim como eu vocês possam gostar de tal novidade.
Vou dexar um video para vocês conferirem, ele é mais longo que o outro mas é bem intereçante. Vale a pena dar uma olhada:



Agora eu gostaria muito de falar de todos os projetos do MIT mas são tantos que eu preferi apenas apresentar os que chamaram mais a minha atenção, entretanto fica a minha sugestão para que todos visitem a pagina deles MIT Media Lab, ou então o site novo do Fluid Interfaces Group.

Estratégias de Apropriação do Espaço

Parkour


"O parkour é uma nova prática esportiva, onde os adeptos utilizam do ambiente urbano como obstáculo para suas atividades, que resumem-se em escalar, saltar e interagir com as estruturas arquitetônicas e com a própria natureza, com o intuito de buscar sempre uma nova superação e um bom acondicionamento físico. A simplicidade do seu estilo de vida saudável revela um potencial naturalista que estes adeptos se propõem a exercer."




Deriva Situacionista

"As grandes cidades são favoráveis à distração que chamamos de deriva. A deriva é uma técnica de andar sem rumo. Ela se mistura à influência do cenário. Todas as casas são belas. A arquitetura deve se tornar apaixonante. Nós não saberíamos considerar tipos de construção menores. O novo urbanismo é inseparável das transformações econômicas e sociais felizmente inevitáveis. É possível pensar que as reivindicações revolucionárias de uma época correspondem à idéia que essa época tem da felicidade. A valorização dos lazeres não é uma brincadeira. Nós insistimos em que é preciso inventar novos jogos". (pág.17)

" A deriva seria uma apropriação do espaço urbano pelo pedestre através da ação de andar sem rumo."



Flanêur

"O flanêur é um amante das ruas que repara em detalhes que para outros cidadão passam despercebidos. Ele valoriza objetos, lugares, pessoas que o observador comum já não repara, por fazerem parte de uma rotina.
O flanêur é simplesmente uma pessoa que vê o mundo com olhos diferentes da maioria da população, a sua visão é com riqueza de detalhes, e detalhes nas coisas mais simples. "
 
 

Flash Mob

"São aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social."


""O video acima é um exemplo de Flash Mob, e levou mais de 20 mil pessoas a dançarem uma coreografia de "I gotta feeling" - Black Eyed Peas, durante a apresentação da banda no show de lançamento da 24a temporada do programa da Oprah Winfrey, em Chicago (EUA).


O flash mob foi organizado pela produção do programa. Vinte dançarinos profissionais ensaiaram 800 pessoas um dia antes da apresentação. No dia do show, esses 800 ensinaram as outras 19 mil pessoas a dançar. O resultado foi bem bacana!""

FAD - Festival de Arte Digital


O FAD é um festival de arte em mídias digitais, realizado desde 2007, aqui em Belo Horizonte.
Trata-se de um festival independente e realizado por meio de leiis de incentivo a cultura.

Todo o conteúdo artístico apresentado no FAD é desenvolvido, ou apresnta algumas etapas, feitas por meio de dispositivos eletrônicos e digitais.

Infelizmente o festival ja esta quase acabando, mas pra quem quiser conferir ainda dá tempo, a esposição irá durar até o dia 03/08, eu recomendo.



Conhecendo a Pampulha

              
              MUSEU DA PAMPULHA

O antigo casino e atual museu da pampulha, é um projeto de Oscar Niemeyer, feita a pedido de Juscelino Kubitscheck. É uma obra impressionante que nos passa toda uma sensação de luxo e sensualidade. Para complementar tal obra Roberto Burle Marx faz o paisagismo. Um dos pontos que mais me chamou a atenção neste museu foram os materias utilizados, que mesmo diferentes possuem uma harmonia belíssima.
 
 
 
 
CASA DO BAILE               
A Casa do Baile é outra peça que faz parte do conjunto arquitetônico da Pampulha, também obra do arquiteto Oscar Niemeyer. A fluidez e a falta de um padrão habitual no projeto faz desta construção uma obra inusitada e muito bela.
 

PERFORMANCE



As performances da nossa turma foram realizadas no dia 13/08/2010, com o intuito de percebermos melhor nossos corpos. Afinal sutilesas como estas nos passam desbercebidas todos os dias.
Por exemplo : É possivel descermos uma escada de outra forma que não a habitual?


Alguem mais tem outra susgestão?

Manipulação de Imagem (O Retorno)

Nova Imagem


Ao refazer essa foto consegui conhecer um pouco melhor a Letícia.
Eu não errei ao perceber que ela era tímida, mas ao conversar com ela novamente eu pude notar o quão forte ela é. Decidida e realista, ela não prefere não aceitar estereótipos.


Agora explicando a montagem:
- a boina foi colocada para mostrar o gosto dela pela cultura francesa, e a vontade dela de fazer intercâmbio na França...
- a frase é de uma autora que ela adora Clarice Lispector... e a fonte escolhida foi para dar um ar de protesto, atividade que ela faz no dia-a-dia e de forma silenciosa...
- o fundo é feito das mascaras trágicas do teatro, porem esse fundo foi um pouco distorcido para demonstrar a não necessidade de um padrão estético.. coisa que ela abomina.
Acho que eu estou começando a ficar chata, por isso vou terminar  logo esse post com uma frase de Clarice:


“Tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação”.


Clarice Lispector

Manipulação de Imagem

                          FOTO ORIGINAL 
Eu fiz o retrato da Leticia,

Refiz totalmente o cabelo dela, que é naturalmente ruivo. Inicialmente eu pensei em apenas intensificar a cor do cabelo dela, mas ao começar a mexer na foto eu acabei preferindo muda-lo totalmente.

Agora uma pequena observação sobre os ruivos:

"Os ruivos são pessoas confiantes, exigentes e dão grande valor aos segredos e à privacidade.
A maior população de ruivos se encontra na Escócia" (por isso usei um tecido de padrão xadrez que faz uma analogia aos kilts escoceses).

  IMAGEM MANIPULADA                           
          
Alem disso procurei colocar imagens que sugerissem moda, pois ela já fez um curso na área.


Mudei também a cor da blusa dela para uma cor mais fechada, pois percebi que ela é um pouquinho tímida.


Espero que vocês gostem da foto, pois este cabelo deu muito trabalho pra fazer.